Pular para o conteúdo principal

TORTA





Torta, no Brasil, é um alimento cozido ao forno, feito com massa de farinha e recheado com carne, camarão, palmito ou ingredientes doces, como a torta holandes.
Em Portugal, "torta" é um bolo enrolado, que no Brasil é conhecido como rocambole. As tortas doces do Brasil são muitas vezes conhecidas como "tartes", em Portugal.


RECEITA

Ingredientes

Massa:
2 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá de água
50g de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal
1 xícara de chá de óleo
3 ovos
1/2 xícara de chá de maizena
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
(margarina para untar a forma)

Recheio:
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 lata (250g) de sardinha
1 xícara de azeitonas verdes sem caroço picadas em lascas
aproximadamente 1 xícara de chá de purê de tomate sem tempero
Pimenta do reino moída na hora a gosto (usei 1/2 colher de chá)

Cobertura:
1 a 2 tomates cortados em rodelas muuuuuito fininhas
1/2 colher de sopa de orégano

Acessórios:
Liquidificador
Forma grande, do tipo tabuleiro (a minha tem uns 35cm por 25cm)
Guardanapo ou toalha de papel para ajudar a untar a forma

Como fazer
1. Abra a lata de sardinhas
2. Acenda o forno para aquecer.
3. Agora vamos começar a fazer o recheio. Coloque o azeite em uma frigideira grande e funda, aqueça em fogo baixo, jogue as cebolas ali e vá mexendo de vez em quando até que elas murchem bem, sem deixar dourar.
3. Coloque as sardinhas na frigideira, dê uma boa mexida com a colher de pau para refogar e também quebrar os filés.
4. Quando estiverem aquecidas,vá colocando o purê de tomate aos poucos para que ele se incorpore à cebola e à sardinha. O molho fica espesso mesmo. Se ficar muito líquido, deixe mais um tempo no fogo para evaporar a água, mexendo sempre.
5. Coloque as azeitonas no molho, ainda com o fogo ligado.
6. Tempere com a pimenta e desligue. Não precisa usar sal, pois a sardinha e a azeitona já são salgadas. Não vale a pena colocar muitos outros temperos diferentes. A graça desse recheio é que ele fica suave e não enjoa. Reserve o recheio na frigideira mesmo.
7. Chegou a hora da massa... coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador e bata na velocidade máxima até que a massa fique homogênea. Se um pouco de farinha ou maizena grudar no copo, desligue o liquidificador, raspe com cuidado os cantinhos com uma colher de pau, tampe novamente e torne a bater. A massa fica bem líquida.
8. Unte a forma com margarina.
9. Despeje metade do recheio na forma.
10. Com cuidado e paciência, coloque o recheio sobre a massa. Como a massa é líquida e o recheio é mais pesadinho, precisa ir devagar... o que eu faço (e nem dá tanto trabalho assim) é ir pegar o recheio aos poucos, com uma colher, e deixando cair sobre a massa aos pouquinhos. Não é legal encostar a colher na massa, senão fica ruim, mas também não pode jogar o recheio lá do alto, correto?
11. Depois de colocar o recheio, tá na hora de cobrir a torta. Aproxime o copo do liquidificador da forma da torta e vá derramando o restante da massa, também com cuidado, para cobrir o recheio.
12. Pegue as fatias de tomate e deite-as sobre a torta, uma a uma, devagar, para elas não afundarem.
13. Pegue o orégano, esfregue-o entre as palmas das mãos e vá pulverizando sobre a torta. Isso serve para ativar o sabor dele. Se jogar direto também funciona, mas não fica tão delicado e gostoso.
14. A essa hora, o forno deve estar bem quente. Coloque a torta para assar e deixe por uma meia hora, ou até a superfície dela ficar moreninha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OVO DE PÁSCOA

OVO DE PÁSCOA O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém em datas diferentes. O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo , que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo , a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo. RECEITA OVO DE PASCOA CROCANTE Ingredientes Para o crocante:                                                                         Clique AQUI 1 xícara de açúcar cristal 1 colhe

FEIJÃO TROPERO

O feijão-tropeiro é um prato típico da culinária Paulista , criado por bandeirantes e tropeiros paulistas , composto de feijão misturado a farinha de mandioca, torresmo, lingüiça, ovos, alho, cebola e temperos É um prato tradicional também de outras regiões de influência bandeirante e colonização paulista (ou que já foram parte deste estado), como é o caso dos estados brasileiros de Goiás e Minas Gerais , aonde o prato foi introduzido pelos bandeirantes paulistas RECEITA ingredientes: 3 xícaras de farinha de mandioca 4 xícaras de feijão mulatinho cozido, mas não demais 5 colheres, das de sopa, de óleo 1 colher, das de sopa, de cebola batidinha 1/5 colher, das de sopa, de sal temperado com alho 3 ovos cozidos ou estrelados 1/2 xícara de bacon picado Linguiça em pedaços grandes para contornar preparação: 1-Depois de cozido, coe o feijão numa peneira retirando todo o caldo. 2-Esquente numa frigideira o óleo e acrescente a cebola, o bacon e o tempero.

SALADA - ESPINAFRE/RABANETE

Saladas As saladas são preparações culinárias compostas por vários alimentos diferentes, muitas vezes com cores constrastantes e geralmente comidas frias. A palavra salada vem do latim para salgado, referindo o ingrediente principal do tempero – sal de cozinha – que pode ser o único elemento extra desta combinação, embora normalmente seja mais elaborado. 1-RECEITA                               CAMARÃO NA MORANGA Ingredientes 1 maço de espinafre lavado, limpo e picado (só as folhas) 1 manga cortada em cubinhos 1 rabanete cortado em fatias finas 1 colher de alho frito Molho 1 manga média descascada e cortada em pedaços 1/4 de xícara de suco de limão 1 colher (sopa) de mostarda Sal a gosto 1 colher (sopa) de shoyu Modo de preparo Espalhe o espinafre num recipiente. Por cima coloque a manga e o rabanete. Salpique o alho frito sobre a salada. Molho: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com a salada.