Pular para o conteúdo principal

BOLO FLORESTA NEGRA




Bolo Floresta Negra é o nome da sobremesa alemã Schwarzwälder Kirschtorte, literalmente, "bolo de cereja Floresta Negra
Tipicamente, o bolo Floresta Negra consiste de algumas camadas de bolo de chocolate, com creme chantili e cerejas entre cada camada. Depois, o bolo é coberto com mais creme chantili, cereja marrasquino, e raspas de chocolate. Em algumas culturas da Europa, são utilizadas cerejas Ginja entre as camadas e na decoração. Tradicionamente, Kirschwasser (um licor claro, destilado de cerejas negras) é adicionado ao bolo, mas sendo comum também o uso de outros licores (como o rum, mais comum nas receitas austríacas. Nos Estados Unidos, o bolo Floresta negra é mais comumente preparado sem álcool. Entretanto, segundo as tradições alemãs, o Kirschwasser é obrigatório na receita, sendo ilegal a venda do bolo sob o nome Floresta Negra sem o licor.


RECEITA


INGREDIENTES


Massa de Chocolate
5 ovos grandes
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2/3 xícara (chá) de água fervente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de achocolatado em pó
1/4 xícara (chá) de óleo de milho
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) de fermento em pó



Modo de Fazer
Bata na batedeira os ovos com o açúcar, por aproximadamente 15 minutos ou até obter uma massa bem fofa e esbranquiçada. Junte a água fervente, a farinha de trigo, o chocolate, o achocolatado em pó (peneirados juntos por três vezes) e o óleo, bata rapidamente. Por último, junte os demais ingredientes e envolva delicadamente, distribua a massa em uma fôrma redonda de 26cm de diâmetro. Leve ao forno pré aquecido na temperatura de 180ºC, asse até que esteja dourado e firme ao tocar.


Recheio
400 g de chantilly batido normalmente
250 g de chantilly de chocolate
1 xícara (chá) de cerejas ao maraschino escorridas e picadas
200 g de morangos lavados escorridos e fatiados
100 g de raspas de chocolate cobertura ao leite ou meio amargo

Calda
1 xícara (chá) de calda tradicional
1/3 xícara (chá) de licor Cherry Brandy

Modo de Fazer
Misture bem os ingredientes da calda e empregue.

Decoração
400 g de chantilly batido normalmente
raspas de chocolate
cerejas inteiras
açúcar impalpável
cacau em pó para polvilhar

Montagem
Monte o bolo em um aro redondo de 25 cm de diâmetro, iniciando com uma camada de massa, regue com a calda, faça uma camada de chantilly de chocolate, uma de raspas de chocolate, uma de morangos picados, ponha outra camada de massa regada com a calda, chantilly branco, raspas de chocolate, cerejas e finalize com a massa regada. Leve o bolo para a geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte. Desenforme e decore a gosto.


FONTE: LIVRO DOCES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OVO DE PÁSCOA

OVO DE PÁSCOA O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém em datas diferentes. O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo , que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo , a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo. RECEITA OVO DE PASCOA CROCANTE Ingredientes Para o crocante:                                                                         Clique AQUI 1 xícara de açúcar cristal 1 colhe

FEIJÃO TROPERO

O feijão-tropeiro é um prato típico da culinária Paulista , criado por bandeirantes e tropeiros paulistas , composto de feijão misturado a farinha de mandioca, torresmo, lingüiça, ovos, alho, cebola e temperos É um prato tradicional também de outras regiões de influência bandeirante e colonização paulista (ou que já foram parte deste estado), como é o caso dos estados brasileiros de Goiás e Minas Gerais , aonde o prato foi introduzido pelos bandeirantes paulistas RECEITA ingredientes: 3 xícaras de farinha de mandioca 4 xícaras de feijão mulatinho cozido, mas não demais 5 colheres, das de sopa, de óleo 1 colher, das de sopa, de cebola batidinha 1/5 colher, das de sopa, de sal temperado com alho 3 ovos cozidos ou estrelados 1/2 xícara de bacon picado Linguiça em pedaços grandes para contornar preparação: 1-Depois de cozido, coe o feijão numa peneira retirando todo o caldo. 2-Esquente numa frigideira o óleo e acrescente a cebola, o bacon e o tempero.

SALADA - ESPINAFRE/RABANETE

Saladas As saladas são preparações culinárias compostas por vários alimentos diferentes, muitas vezes com cores constrastantes e geralmente comidas frias. A palavra salada vem do latim para salgado, referindo o ingrediente principal do tempero – sal de cozinha – que pode ser o único elemento extra desta combinação, embora normalmente seja mais elaborado. 1-RECEITA                               CAMARÃO NA MORANGA Ingredientes 1 maço de espinafre lavado, limpo e picado (só as folhas) 1 manga cortada em cubinhos 1 rabanete cortado em fatias finas 1 colher de alho frito Molho 1 manga média descascada e cortada em pedaços 1/4 de xícara de suco de limão 1 colher (sopa) de mostarda Sal a gosto 1 colher (sopa) de shoyu Modo de preparo Espalhe o espinafre num recipiente. Por cima coloque a manga e o rabanete. Salpique o alho frito sobre a salada. Molho: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com a salada.