Pular para o conteúdo principal

ARROZ CARRETEIRO






ARROZ CARRETEIRO                                             

Comumente chamado simplesmente de "carreteiro", o arroz carreteiro (ou arroz-de-carreteiro) é um prato típico da culinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam em panela de ferro uma mistura de charque picada (guisado) com arroz . Trata-se de um prato prático que por sua simplicidade podia ser preparado pelo viajante solitário, que comeria um churrasco (que é feito de carne fresca) somente em um paradouro, o que conseguia fazer somente depois de muitos dias de viagem.
Sem contar com geladeira e, tampouco, ter como congelar a carne, o carreteiro valia-se da carne de sol, que no Rio Grande do Sul é conhecida como charque (preparado nas charqueadas), e esta se conservava durante os muitos dias da viagens empreendida pelo carreteiro transportador de cargas. Este, diferente dos mascates (caixeiro-viajante - comerciante ambulante), que, em geral, se valiam de carroças puxadas por cavalos, não ia de casa em casa ou de estância em estância, mas seguia entregando suas cargas pelo menor curso direto ao destino.
Elaborado originalmente à base de charque e arroz e tradicionalmente preparado em panela de ferro, é um dos principais pratos da culinária gaúcha.

                                                                                                     
cliqueAQUI

RECEITA
Ingredientes
  • 500 gr de carne seca
  • 500 gr de calabresa em rodelas.
  • 4 ovos
  • Sal a gosto.
  • 2 dentes de alho picado
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de cheiro verde
  • 2 xícaras de arroz
  • 2 e 1/2 xícara de água fervente

Modo de Fazer
  1. Coloque a carne seca de molho no dia anterior, troque a água a cada 3 horas. Ferva a carne por 1 minuto e desfie. Doure a calabresa no azeite e reserve Refogue o alho e a cebola no azeite por 2 minutos. Adicione a carne e refogue azeite até dourar. Junte o arroz e refogue por 5 minutos. Adicione a água fervente e cozinhe em fogo baixo até que o arroz fique macio. Coloque o cheiro verde e misture. Adicione as calabresas e os ovos. Cozinhe até que os ovos fiquem firmes. Sirva em seguida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OVO DE PÁSCOA

OVO DE PÁSCOA O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém em datas diferentes. O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo , que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo , a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo. RECEITA OVO DE PASCOA CROCANTE Ingredientes Para o crocante:                                                                         Clique AQUI 1 xícara de açúcar cristal 1 colhe

FEIJÃO TROPERO

O feijão-tropeiro é um prato típico da culinária Paulista , criado por bandeirantes e tropeiros paulistas , composto de feijão misturado a farinha de mandioca, torresmo, lingüiça, ovos, alho, cebola e temperos É um prato tradicional também de outras regiões de influência bandeirante e colonização paulista (ou que já foram parte deste estado), como é o caso dos estados brasileiros de Goiás e Minas Gerais , aonde o prato foi introduzido pelos bandeirantes paulistas RECEITA ingredientes: 3 xícaras de farinha de mandioca 4 xícaras de feijão mulatinho cozido, mas não demais 5 colheres, das de sopa, de óleo 1 colher, das de sopa, de cebola batidinha 1/5 colher, das de sopa, de sal temperado com alho 3 ovos cozidos ou estrelados 1/2 xícara de bacon picado Linguiça em pedaços grandes para contornar preparação: 1-Depois de cozido, coe o feijão numa peneira retirando todo o caldo. 2-Esquente numa frigideira o óleo e acrescente a cebola, o bacon e o tempero.

SALADA - ESPINAFRE/RABANETE

Saladas As saladas são preparações culinárias compostas por vários alimentos diferentes, muitas vezes com cores constrastantes e geralmente comidas frias. A palavra salada vem do latim para salgado, referindo o ingrediente principal do tempero – sal de cozinha – que pode ser o único elemento extra desta combinação, embora normalmente seja mais elaborado. 1-RECEITA                               CAMARÃO NA MORANGA Ingredientes 1 maço de espinafre lavado, limpo e picado (só as folhas) 1 manga cortada em cubinhos 1 rabanete cortado em fatias finas 1 colher de alho frito Molho 1 manga média descascada e cortada em pedaços 1/4 de xícara de suco de limão 1 colher (sopa) de mostarda Sal a gosto 1 colher (sopa) de shoyu Modo de preparo Espalhe o espinafre num recipiente. Por cima coloque a manga e o rabanete. Salpique o alho frito sobre a salada. Molho: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com a salada.