Pular para o conteúdo principal

TAPIOCA




TAPIOCA


A tapioca, também conhecida como beiju, é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, originária do Norte do país, de origem indígena, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Esta, ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crêpe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo coalho.

Tapioca, also known as beiju, is the name of a typical Brazilian delicacy, originally from 
the North of the country, of indigenous origin, made with the starch extracted from cassava,
 also known as tapioca gum, tapioca, dry gum, starch or starch. candy. This, 
when spread on a heated plate or frying pan, coagulates and becomes a type of pancake or
 crêpe, in the shape of a half-moon (or disc, as in some regions). The filling varies, 
but the most traditional is made with coconut and rennet cheese.


RECEITA

Ingredientes:

1/2 kg de goma para tapioca
1 litro de água
sal a gosto

Recheio:
400g de coco fresco ralado
350ml de leite de côco

Modo de Fazer:
1.     Em uma tigela grande, coloque a goma de tapioca e adicione aos poucos a água até cobrir. Tampe a tigela e deixe hidratar por 4 horas. Escorra a água que ficou por cima, esfarele a massa com as mãos e passe pela peneira. Acrescente o sal e misture bem.
2.     Em uma frigideira antiaderente, polvilhe um pouco da goma peneirada, espalhando com os dedos até cobrir todo o fundo da frigideira.
3.     Leve ao fogo baixo para assar, primeiro de um lado até ela ficar unida e deslizando no fundo da frigideira, vire rapidamente e deixe secar do outro lado. A tapioca não deve dourar e sim ficar branca, mas assada.
4.     Retire do fogo, coloque em um prato, espalhe o côco ralado, umedeça com um pouco do leite de côco e dobre ao meio. Repita o processo até terminar toda a goma peneirada. Sirva em seguida.


FONTE: LIVRO DE RECEITA TIA EVELINA                                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OVO DE PÁSCOA

OVO DE PÁSCOA O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém em datas diferentes. O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo , que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo , a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo. RECEITA OVO DE PASCOA CROCANTE Ingredientes Para o crocante:                                                                         Clique AQUI 1 xícara de açúcar cristal 1 colhe

FEIJÃO TROPERO

O feijão-tropeiro é um prato típico da culinária Paulista , criado por bandeirantes e tropeiros paulistas , composto de feijão misturado a farinha de mandioca, torresmo, lingüiça, ovos, alho, cebola e temperos É um prato tradicional também de outras regiões de influência bandeirante e colonização paulista (ou que já foram parte deste estado), como é o caso dos estados brasileiros de Goiás e Minas Gerais , aonde o prato foi introduzido pelos bandeirantes paulistas RECEITA ingredientes: 3 xícaras de farinha de mandioca 4 xícaras de feijão mulatinho cozido, mas não demais 5 colheres, das de sopa, de óleo 1 colher, das de sopa, de cebola batidinha 1/5 colher, das de sopa, de sal temperado com alho 3 ovos cozidos ou estrelados 1/2 xícara de bacon picado Linguiça em pedaços grandes para contornar preparação: 1-Depois de cozido, coe o feijão numa peneira retirando todo o caldo. 2-Esquente numa frigideira o óleo e acrescente a cebola, o bacon e o tempero.

SALADA - ESPINAFRE/RABANETE

Saladas As saladas são preparações culinárias compostas por vários alimentos diferentes, muitas vezes com cores constrastantes e geralmente comidas frias. A palavra salada vem do latim para salgado, referindo o ingrediente principal do tempero – sal de cozinha – que pode ser o único elemento extra desta combinação, embora normalmente seja mais elaborado. 1-RECEITA                               CAMARÃO NA MORANGA Ingredientes 1 maço de espinafre lavado, limpo e picado (só as folhas) 1 manga cortada em cubinhos 1 rabanete cortado em fatias finas 1 colher de alho frito Molho 1 manga média descascada e cortada em pedaços 1/4 de xícara de suco de limão 1 colher (sopa) de mostarda Sal a gosto 1 colher (sopa) de shoyu Modo de preparo Espalhe o espinafre num recipiente. Por cima coloque a manga e o rabanete. Salpique o alho frito sobre a salada. Molho: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com a salada.