Pular para o conteúdo principal

FEIJOADA


Feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau .
A feijoada é um prato que consiste num guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz. É um prato com origem no Norte de Portugal e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.
No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes.

 RECEITA

INGREDIENTES

600 gr de feijão-preto
200 gr de costelinha salgada
200 gr de carne-seca cortada em cubos
100 gr de orelha de porco
100 gr de rabo de porco
100 gr de pé de porco
100 gr de lombo de proco salgado cortado em cubos
suco de 1 limão
8 xícaras (chá) de água
2 folhas de louro
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cebola pequena com 5 cravos-da-índia espetados
1/4 xícara (chá) de pinga
2 laranjas com casca furada
300 gr de lingüiça calabresa, paio e portuguesa em fatias
1 cebola grande cortada em cubos
5 dentes de alho picados
Modo de Fazer:
1.     Deixe o feijão-preto de molho em água por 6 horas.
2.     Para retirar o excesso de sal, coloque de molho em água por 24 horas na geladeira a costelinha, a carne-seca, a orelha, o rabo, o pé e o lombo, trocando a água por 4 vezes. Após este processo, escorra as carnes e lave com o suco de limão.               
3.     Coloque-as em uma panela com água e deixe levantar fervura, escorra e repita o processo por mais 3 vezes para retirar o excesso de gordura.
4.     Terminado este processo, coloque as carnes em uma panela, acrescente o feijão-preto com a água do molho e complete com mais água e leve a cozinhar em fogo baixo.
5.     Adicione o louro, o sal, a pimenta-do-reino, a cebola espetada com os cravos-da-índia, a pinga, e as laranjas. Deixe levantar fervura e cozinhe por 50 minutos, retirando a espuma que se forma na superfície com uma colher.
6.     Coloque a lingüiça na metade do cozimento. Verifique a maciez das carnes com um garfo e retire conforme estiverem prontos. Corte os pedaços de carne em tamanhos de 3 cm e reserve.
7.     Quando o feijão-preto estiver cozido, retorne os pedaços das carnes à panela. À parte, aqueça uma frigideira com o óleo, doure a cebola cortada em cubos e o alho picado por 5 minutos e misture na panela com o feijão-preto e as carnes.
8.    Retire a cebola espetada com o cravo-da-índia e as laranjas. Deixe levantar fervura e sirva acompanhado de arroz branco, farofa, laranja fatiada, couve refogada e torresmo.

FONTE COZINHA E CIA

Postagens mais visitadas deste blog

FEIJÃO TROPERO

O feijão-tropeiro é um prato típico da culinária Paulista , criado por bandeirantes e tropeiros paulistas , composto de feijão misturado a farinha de mandioca, torresmo, lingüiça, ovos, alho, cebola e temperos É um prato tradicional também de outras regiões de influência bandeirante e colonização paulista (ou que já foram parte deste estado), como é o caso dos estados brasileiros de Goiás e Minas Gerais , aonde o prato foi introduzido pelos bandeirantes paulistas RECEITA ingredientes: 3 xícaras de farinha de mandioca 4 xícaras de feijão mulatinho cozido, mas não demais 5 colheres, das de sopa, de óleo 1 colher, das de sopa, de cebola batidinha 1/5 colher, das de sopa, de sal temperado com alho 3 ovos cozidos ou estrelados 1/2 xícara de bacon picado Linguiça em pedaços grandes para contornar preparação: 1-Depois de cozido, coe o feijão numa peneira retirando todo o caldo. 2-Esquente numa frigideira o óleo e acrescente a cebola, o bacon e o tempero.

OVO DE PÁSCOA

OVO DE PÁSCOA O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém em datas diferentes. O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo , que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo , a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo. RECEITA OVO DE PASCOA CROCANTE Ingredientes Para o crocante:                                                                         Clique AQUI 1 xícara de açúcar cristal 1 colhe

SALADA - ESPINAFRE/RABANETE

Saladas As saladas são preparações culinárias compostas por vários alimentos diferentes, muitas vezes com cores constrastantes e geralmente comidas frias. A palavra salada vem do latim para salgado, referindo o ingrediente principal do tempero – sal de cozinha – que pode ser o único elemento extra desta combinação, embora normalmente seja mais elaborado. 1-RECEITA                               CAMARÃO NA MORANGA Ingredientes 1 maço de espinafre lavado, limpo e picado (só as folhas) 1 manga cortada em cubinhos 1 rabanete cortado em fatias finas 1 colher de alho frito Molho 1 manga média descascada e cortada em pedaços 1/4 de xícara de suco de limão 1 colher (sopa) de mostarda Sal a gosto 1 colher (sopa) de shoyu Modo de preparo Espalhe o espinafre num recipiente. Por cima coloque a manga e o rabanete. Salpique o alho frito sobre a salada. Molho: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com a salada.